Os Escoteiros do Brasil estão lançando o Pacto Escoteiro, uma proposta que visa engajar os candidatos, sejam eles escoteiros ou não, com as causas defendidas pelo Movimento Escoteiro. O Pacto também irá auxiliar o fortalecimento dos elos entre candidatos municipais e os Grupos Escoteiros em prol da educação não formal, participação dos jovens em processos decisórios e envolvimento na comunidade.
O Pacto é uma ferramenta simples que pretende deixar claro quais são os candidatos que estão dispostos a manter uma postura e conduta ética e transparente, permitindo que os Grupos Escoteiros cobrem deles essa postura. Além de auxiliar os Grupos Escoteiros a identificarem quais os candidatos podem auxiliar em questões do dia a dia, como sede, atividades em parques, entre outros assuntos em que é preciso ter uma relação com o poder público.
O documento, que foi inspirado no Pacto da Juventude - recentemente apresentado pelo Conselho Nacional de Juventude, traz seis propostas gerais dos Escoteiros do Brasil. Os Grupos Escoteiros ainda podem acrescentar demandas locais de acordo com as necessidades. "Nessa primeira edição, queremos também mapear e conhecer a força política dos escoteiros em nosso país", comenta Carla Neves, Diretora Nacional de Relações Institucionais, área responsável pela iniciativa.
O Escotismo contribui para a formação de cidadãos responsáveis que compreendem a dimensão política da vida em sociedade e que desempenham um papel construtivo na comunidade. Como movimento educativo, não se envolve nas disputas político-partidárias.
Para isso, os princípios e valores em que se baseiam o Movimento Escoteiro orientam as opções políticas pessoais dos seus membros, e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis em sua comunidade, o que exige atenção à realidade política da localidade. Os escoteiros, desde jovens, são incentivados a serem leais ao seu país e amarem sua terra natal, seu povo e sua cultura e a estarem em harmonia com a promoção da paz, sem hostilidades entre classes sociais ou entre nações. A fraternidade mundial é promovida entre os jovens e difunde-se a ideia de cooperação mundial entre países e organizações.
O Fundador do Escotismo, o inglês Baden-Powell, ao falar sobre o futuro do Movimento Escoteiro disse que este terá um efeito vital e de longo alcance pelo mundo afora a favor da causa da paz. A intenção dos Escoteiros do Brasil é que o Pacto seja uma pequena parcela deste grande objetivo. Saiba mais sobre esse importante documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá,
por medida de segurança sua postagem será Autorizada Pela Diretoria do Grupo Escoteiro.
Obrigado.