Em meados de junho de 1907, certo dia, Robert S. S. Baden Powell, o primeiro Chefe Escoteiro do Mundo, escreveu cartas a alguns de seus velhos amigos do Exército e suas esposas, que eram pais de rapazes de 11 a 14 anos, alunos de afamados colégios particulares: Harrow, Eton, Chaterhouse e outros.
“Proponho-me a realizar um acampamento com 18 rapazes selecionados”, escreveu ele, “para aprender Escotismo durante uma semana das férias de agosto. O acampamento, por permissão generosa de C. Van Raalte, será realizado na ilha de Brownsea, em Poole”. E continuava sua carta delineando o adestramento que os rapazes teriam e assegurando aos pais que “estava cuidadosamente planejado o fornecimento de alimentos, a cozinha e as medidas sanitárias”. Incluía uma lista do material de acampamento e roupas.
Dias depois enviou convite semelhante às Companhias de Brigada de Rapazes (Movimento juvenil já existente) de Bournemouth, dando à 3 outros rapazes que fossem alunos de escolas secundárias do governo, ou empregados em fazendas, ou filhos de operários. O efetivo inicialmente pretendido de 18 se elevou a 21, pois todos queriam acampar com o herói de Mafeking” que 217 dias defendeu esta cidade situada na Guerra dos Boers. Mais tarde B.P. decidiu levar como seu “ajudante” um sobrinho de 9 anos, órfão de pai. E convidou seu companheiro de armas, o Major Kenneth McLaren para seu assistente. No anoitecer do dia 31 de julho todos os participantes do que seria o 1º acampamento Escoteiro do Mundo, se encontraram na ilha de Brownsea na costa sul da Inglaterra. Do dia seguinte em diante e durante 7 dias B.P. pôs a prova do que ele chamava “Esquema do Escotismo”. E agora, 105 anos depois, todos os Chefes Escoteiros podem dar as seus Escoteiros as mesmas emoções, seguindo fielmente o programa realizado no Acampamento da ilha de Brownsea.
Muitos dos nossos jovens já iniciam suas práticas campistas, ávidos por viverem esse grande momento, pela primeira vez em suas vidas. Já começam aprendendo a montar as barracas, sábado passado foi um dia de muita descoberta, diversão, e aprendizado no GEOB. O retorno para casa foi recheiado de mitas novidades para contar e a expectativa de viver pela primeira vez seu acampamento.
Fazer parte desse Movimento que só faz crescer é mergulhar em uma vida repleta de coisas divertidas. Onde cada momento se aprende um montão de coisas novas e ainda ajudamos a promover um Mundo melhor. Vai ter a oportunidade de aprender e fazer coisas diferentes, muitas delas dentro de um grupo de amigos que formam uma patrulha, uma matilha, um ajudando o outro. Vai poder conviver com a natureza, ajudar o próximo e uma infinidade de outras atividades. Se você tiver um interesse especial por alguma área do conhecimento, vai poder se desenvolver e ser reconhecido por isso. Porque você não experimenta, venha nos conhecer. Todos os sábados estamos te esperando. Venha viver conosco todas essas emoções.Venha experimentar essa aventura, que em 1907 B.P. proporcionou para aqueles 21 jovens. Venha fazer a diferença.
Sempre Alerta GEOB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá,
por medida de segurança sua postagem será Autorizada Pela Diretoria do Grupo Escoteiro.
Obrigado.