sábado, 20 de outubro de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO PRELIMINAR EM NATAL/RN


A Equipe Regional de Formação informa que estão abertas as inscrições para o Curso Preliminar na cidade de Natal/RN nos dias 10 e 11 de novembro. O curso será realizado na Sede do 43º G. E. Nossa Senhora de Fátima - Escola Estadual Cônego Luis Wanderley, S/N - Bairro Gramoré. (próximo ao pátio da feira)

A data limite para a inscrição é 05/11/2012.

Os membros de grupos participantes do projeto Escotismo nas Escolas tem isenção na taxa de inscrição. Os demais membros devem depositar a taxa de R$ 10,00 (dez reais) na conta da Região, conforme dados abaixo:

União dos Escoteiros do Brasil - Região do Rio Grande do Norte

Caixa Econômica Federal

Agência: 0759

Operação: 003

Conta Corrente: 2001-1

No Curso serão ofertados os 2 almoços (sábado e domingo) além do material de participação e lanches. Não incluso café da manhã e jantar.

Participem!

Acesse a área de inscrições

Obs.: Lembramos que não haverá prorrogação da data limite para as inscrições.

Mais informações e/ou dúvidas: formacao@escoteirosrn.org.br e ou pelo telefone 3211-9447.

Fonte: UEB RN



UEB publica regulamento para Grupo Escoteiro Padrinho


A Diretoria Executiva Nacional emitiu Resolução regulamentando a existência e reconhecimento de Grupo Escoteiro Padrinho.Esta resolução, além de atender a um quesito da Certificação do Grupo Escoteiro Padrão, define os critérios mínimos para que as Diretorias Regionais possam expedir um documento de reconhecimento em suas Regiões. Confira

Fonte: Site da UEB

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Conheça o posicionamento da UEB sobre o Código Florestal Brasileiro


Considerando:

- Os mais de 100 anos de história e pioneirismo do Movimento Escoteiro em defesa do Meio Ambiente e de promoção de práticas sustentáveis, os deveres de cada um de seus membros (crianças, jovens ou adultos) para com a natureza, expressos na sua norma principal, a "Lei Escoteira", e ainda as ações diretas desenvolvidas globalmente e - destacadamente - no Brasil pelas milhares de unidades escoteiras ativas em todo o território nacional.;

- O crescente consenso da comunidade científica sobre os impactos da ação humana sobre o planeta;

- Que os direitos da espécie humana não sobrepujam os direitos de quaisquer outras espécies, dada a relação de interdependência que o animal humano tem com todos os componentes (vivos ou não) deste planeta;

- A enorme capacidade que a tecnologia humana tem de reverter (ou evitar) qualquer impacto gerado pelas necessidades da espécie humana, desde que reais e dignas.

Os Escoteiros do Brasil devem se posicionar a favor de toda iniciativa que promova uma relação equilibrada entre a espécie humana e a natureza e contrários a qualquer iniciativa que coloque o ser humano acima das demais espécies deste planeta. Mesmo que possamos dominar qualquer componente natural para nosso próprio usufruto, nossa condição de seres conscientes e produtivos nos alça à posição de maior cuidador deste ambiente planetário, como forma de garantir sua permanência e de todos os seus sistemas.

Desta feita, apoiamos e nos comprometemos com o conceito de "Desenvolvimento Sustentável" (conforme apresentado no "Relatório de Brundtland" - 1987), com a "Agenda 21", com a "Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" e com os "Princípios da Floresta". Além disso, enquanto afiliados a WOSM - World Organization of the Scout Movement (Organização Mundial do Movimento Escoteiro) - ela mesma uma organização com caráter consultivo dentro do Conselho Econômico e Social - somos partícipes das convenções da ONU que tratam de desertificação, de diversidade biológica e mudanças globais no clima. E, sendo estas nossas mais importantes "bandeiras" na questão ambiental, devemos repudiar qualquer promoção de um conceito de "economia verde" que tenha por base o consumismo e a noção de domínio do ser humano sobre a natureza. Principalmente porque estes últimos entendimentos não são transformadores como os primeiros, contribuindo também para a manutenção do ciclo vicioso em que nos encontramos.

Também entendemos a Legislação Ambiental Brasileira como um mecanismo de defesa do próprio povo brasileiro. Nossa perpetuação enquanto nação depende de criarmos os melhores marcos regulatórios possíveis, com vistas a assegurarmos a saúde e a permanência - sob todos os aspectos - da nossa população. Como exemplo desta afirmação, apoiamos o entendimento de que nosso direito a alimentação de qualidade, dentre muitos outros, deve nos cobrar em primeiro grau ações que diminuam o desperdício na cadeia produtiva, que aumentem a produtividade por área plantada, que estimulem a agricultura familiar, etc. antes de suscitar a necessidade do avanço da área agrícola sobre as áreas naturais nativas.

Por isto, os "Escoteiros do Brasil", por meio de seu "Conselho de Administração Nacional", se posicionam de forma a mobilizar esforços para tentar garantir que o novo "Código Florestal Brasileiro" (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012) e a Medida Provisória nº 571 de 25 de maio de 2012 sejam mantidos da forma ratificada pelo Poder Executivo. Não porque sejam os melhores marcos regulatórios possíveis, mas porque refreiam momentaneamente (e, apenas parcialmente) as posições desenvolvimentistas que insistem em considerar o ser humano como detentor de direitos que ultrapassem os direitos das demais espécies, enquanto visam atender apenas os desejos econômicos imediatos de uma ínfima parte da população brasileira, a despeito das reais necessidades do restante desta mesma população e do planeta. Por isso, mobilizaremos nossas bases no intuito de: pressionar para a manutenção do texto original junto ao Poder Executivo e para que os eventuais vetos ao último texto da Medida Provisória no. 571 aprovada pelo Congresso Nacional em 25 de setembro de 2012, sejam integralmente acatados; e, apoiar a outras possíveis alterações propostas pelo Congresso Nacional - na ocorrência dos supracitados vetos - desde que tais proposições visem melhorar a capacidade do "Código Florestal Brasileiro" de garantir nossa condição e responsabilidade cidadã de conservar esta bela nação para os demais habitantes da Terra, no presente e no futuro.

Fonte: Site da UEB

UEB comemora aumento de efetivo em 2012



Segundo a União dos Escoteiros do Brasil, pela primeira vez nos últimos dez anos, o País registra ao final do mês de setembro um efetivo registrado que supera o do ano anterior. Neste momento, faltando praticamente três meses para fechar o ano, os Escoteiros do Brasil contam com 70.669 membros efetivamente registrados, superando em 1.028 o efetivo total de 2011, que foi de 69.641. Considerando os registros que ainda deverão acontecer, com base na evolução histórica dos últimos meses do ano, a UEB deve fechar o efetivo de 2012 com um crescimento em torno de 7%.

Segundo a instituição 66,25% dos associados que estavam em 2012 renovaram seu registro, permanecendo na organização, e que a capacidade de atração de novos membros também evoluiu.Destaque também para as Regiões do Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins que seguem o mesmo ritmo. Outras Regiões, como Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte estão muito próximos de atingir este patamar.

O GEOB fica feliz com a notícia de que o Movimento Escoteiro está se fortalecendo e atraindo novos membros, sobretudo através de ações como as do Projeto Escotismo nas Escolas. O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Escoteiros do Brasil/RN, tendo como objetivo principal o de criar no ambiente escolar um grupo de escoteiros composto por alunos, crianças e jovens da comunidade, e que seja visto como parte integrante da própria escola. Onde os alunos vivenciam práticas do escotismo envolvendo cidadania, espírito de disciplina, valores morais, e responsabilidade social. O GEOB faz parte dessa história, está localizado numa escola integrante do projeto e observa seu crescimento e revitalização através das ações do Método Educativo Escoteiro que a cada dia se torna mais conhecido no Brasil.

domingo, 14 de outubro de 2012

Lobinhos do GEOB participam da Grande Caçada 2012




Os lobinhos e lobinhas do 16º GE Olavo Bilac tiveram um final de semana atípico em suas vidas. Eles estiveram participando da Grande Caçada 2012 que aconteceu no período de 12 a 14 de outubro de 2012, na escola Henrique Castriciano em Natal. O evento promovido pela União dos Escoteiros do Brasil/Região RN teve como tema As Olimpíadas na Jangal. Para esta atividade os chefes Gilderson e Paula lideraram as matilhas Branca e Preta composta pelos lobinhos João e Peterson e as lobinhas Marina, Mariana, Eduarda e Rubia. Eles que pela primeira vez participam de uma atividade regional, se divertiram muito com uma programação recheada de atividades como esportes radicais, atividades na água, atividades lúdicas como a pintura em tela, artes cênicas, além de se socializarem com lobinhos e chefes de outros grupos escoteiros.

A Grande Caçada 2012 aconteceu simultaneamente nos Distritos de Natal, Mossoró e Caicó. Segundo Renata Soares, chefe do 31º GE, responsável pela organização do evento em Natal, nesta edição participaram 115 lobinhos e 50 adultos.

O Ramo Lobinho
Os lobinhos e lobinhas são crianças entre 7 e 10 anos que num Grupo Escoteiro se organizam em uma Alcatéia. Esta alcatéia está dividida em matilhas, sendo que cada uma recebe uma cor. Assim as crianças se reúnem, tornam-se amigas, e juntas vão ter os primeiros ensinamentos do método escoteiro. Na alcatéia a criança aprende viver em grupo, a ser responsável pelas suas próprias coisas.

Se você está interessado em conhecer um pouco mais as atividades que são desenvolvidas pelo Movimento Escoteiro e os benefícios que o método educativo traz para o desenvolvimento do seu filho, procure um grupo escoteiro na sua região. Nosso grupo está localizado na Escola Estadual Mascarenhas Homem na A.v. Prudente de Morais, 2794 - Lagoa Seca, Natal/RN (próximo ao corpo de bombeiros). As reuniões acontecem todos os sábados das 14:00h às 17:00. Também estamos nas redes sociais, nosso email para contato é geob@gmail.com. Ou você pode entrar no site da UEB/RN e ver os endereços dos grupos mais próximos: http://www.escoteirosrn.org.br/grupos_cidades.php.