Considerada como uma das maiores atividades já realizadas a nível regional pela União dos Escoteiros do Brasil/Região RN, a Aventura Sênior que esse ano aconteceu em Pitangui distrito de Extremoz/RN no período de 21 a 23 de setembro conseguiu reunir 695 pessoas entre jovens na faixa etária de 14 a 17 anos e adultos voluntários. Uma edição que fez história não só pelo número de envolvidos, mas também pelas atividades variadas que levou cada jovem a superar seus limites com muita alegria.
A atividade que teve como tema o “Desafio das Ocas” buscou resgatar a cultura indígena local que cercou toda a mística das bases, contou com a participação de 89 patrulhas de 56 Grupos Escoteiros do Rio Grande do Norte que se dividiram em seis tropas, que animaram e vibraram com as conquistas emocionantes e os desafios superados.
A infraestrutura do acampamento também foi destaque, com banheiros químicos, ampla estrutura para os subcampos, praça de alimentação, posto médico 24h e sistema de transporte para transladar as patrulhas aos locais de atividades. Nos campos, atividades como Tirolesa, Skibunda, Pista de Obstáculos, Trekking de Regularidade, entre outros jogos fizeram parte da programação da Aventura Sênior Regional.
O evento contou ainda com a participação da secretária de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte - SEEC, Betânia Ramalho, que com muita alegria desceu na Tirolesa, visitou as bases da atividade e foi bem recebida por todos os participantes. Na ocasião ouviu os jovens sobre a importância do método educativo escoteiro em suas vidas e de como interfere positivamente no currículo escolar. Para ela o Projeto Escotismo nas Escolas Estaduais que nos últimos dois anos ampliou de 1300 para 6 mil jovens , é pioneiro no RN e está sendo copiado por outros estados da federação. A meta é que seja ampliado e que em fevereiro de 2013 possamos contabilizar a maca dos 10 mil alunos atendidos. Além da secretária, fizeram parte da comitiva da SEEC as professoras Renata Monteiro da Coordenadoria de Finanças – COFIN e Nadja Fialho assessora técnica.
O Presidente da UEB/RN Carlos Roberto Pinto Lopes, agradeceu à secretária todo o apoio dado ao evento e destacou a importância do Projeto para a educação extramuros, na formação integral do jovem, que se torna o protagonista no seu desenvolvimento pleno e aprende na prática noções de liderança, autonomia, sociabilidade e respeito. Visando a formação do caráter, o adolescente aprende fazendo, através da vida ao ar livre e em equipe - conclui.
Ao final das atividades houve apresentação da cultura indígena pelo 28º Grupo Escoteiro Nossa Senhora das Vitórias e pela Tribo Potiguara, tribo indígena de Baía Formosa/RN.
O 16º Grupo Escoteiro Olavo Bilac - GEOB esteve presente nessa atividade histórica com os seus sêniores e escotistas, além disso ainda apadrinhou a patrulha sênior do 32º Grupo Escoteiro Margarete Miranda de São Gonçalo do Amarante. Para os participantes foram momentos de muita integração com outros grupos, desafios nunca antes vividos e superação de limites. Quer ver isso em imagens? Você pode conferir as fotos dessa grande aventura clicando aqui.
Com informações do site da UEB/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá,
por medida de segurança sua postagem será Autorizada Pela Diretoria do Grupo Escoteiro.
Obrigado.